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segunda-feira, 28 de novembro de 2011

O Santo Graal e a Linhagem Sagrada

1. O Mistério


I - Cidade de Mistério

Rennes-le-Château e Berenger Saunière
Uma minúscula cidadezinha francesa, Rennes-le-Château, recebeu no dia primeiro de julho de 1885 um  novo pároco: Berenger Saunière, um homem de 33 anos, robusto, atraente, energético e brilhante.  No seminário,  parecia estar destinado a uma carreira eclesiástica promissora. Certamente, almejava algo mais importante que uma cidadezinha remota no topo de uma colina ao leste dos Pirineus,  mas em algum momento ele deve ter caído no desagrado de seus superiores. Se fez alguma coisa para merecer isso não sabemos,  mas o fato é que perdeu  todas as chances de promoção. Talvez para se livrarem dele, o enviaram a Rennes-le-Château.
O salário de Saunière,  entre 1885 e 1891,  foi, em francos, o equivalente a seis libras esterlinas por ano.  Longe de significar opulência, mas muito mais do que se esperaria para um pároco rural na França do final do século XIX. Somado às gratuidades oferecidas pelos habitantes da paróquia, tais rendimentos seriam suficientes para viver bem, sem extravagâncias. Saunière levou uma vida agradável e plácida durante seis anos, caçando e pescando nas montanhas e rios de sua infância. Leu vorazmente, aperfeiçoou seu latim, aprendeu grego e embarcou no estudo do hebraico. Uma camponesa de dezoito anos chamada Marie Denarnaud, sua servente e governanta, foi para ele companhia e confidente durante toda a vida. Ele visitava com freqüência seu amigo Henry Boudet, pároco da vizinha cidade de Rennes-le-Bains, sob a tutela do qual mergulhou na turbulenta história da região, uma história cujos resíduos se apresentavam constantemente ao seu redor.
A poucos quilômetros a sudoeste de Rennes-le-Château  surgia outro pico, chamado Bézu, coberto pelas ruínas de uma fortaleza medieval, antiga morada de templários. Sobre um terceiro pico, a cerca de 2km de Rennes-le-Château,  se erguiam as ruínas do castelo de Blanchefort,  lar ancestral de Bertrand de Blanchefort, quarto grão-mestre dos templários, que presidiu a famosa ordem em meados do século XII. Rennes-Ie-Château se situava numa antiga rota de peregrinação que ia do nordeste da Europa até Santiago de Compostela, na Espanha. A região era mergulhada em lendas evocativas, em ecos de um passado dramático, freqüentemente embebido em sangue.
Saunière vinha querendo havia já algum tempo restaurar a igreja local.  O edifício, consagrado a Madalena em 1059,  repousava sobre fundações de uma estrutura visigótica ainda mais velha,  datada do século VI.  Não se admira então que estivesse em péssimo estado de conservação.
Encorajado por seu amigo Boudet, Saunière iniciou em 1891 uma restauração modesta, utilizando uma pequena soma emprestada dos fundos municipais. Durante os trabalhos, removeu o altar-mor, uma pedra que repousava sobre duas antigas colunas visigóticas. Uma dessas colunas revelou-se oca. Dentro dela havia quatro pergaminhos guardados em tubos de madeira selados. Dois desses pergaminhos continham  genealogias, uma datada de 1244 e outra de 1644. Os dois documentos restantes haviam  sido compostos, aparentemente, nos idos de 1780, por Antoine Bigou, um dos predecessores de Saunière em Rennes-le-Château. Bigou havia sido também capelão pessoal da família nobre Blanchefort, que no início da Revolução Francesa ainda era uma das  mais importantes donas de terras da região.
Os dois pergaminhos do tempo de Bigou eram textos virtuosos em latim, extraídos do Novo Testamento.  Pelo menos, aparentavam  isso. Em um deles,  no entanto,  as palavras se seguiam de forma incoerente, sem espaço entre elas. Várias letras supérfluas haviam sido inscritas.  No segundo pergaminho as linhas eram  truncadas de forma indiscriminada e irregular, algumas no meio de uma palavra, enquanto certas letras estavam evidentemente levantadas acima das outras.  Na realidade, os pergaminhos continham uma seqüência de códigos e cifras,  alguns deles fantasticamente complexos e imprevisíveis.  Sem a chave certa, eram  indecifráveis.  A seguinte decodificação surgiu em trabalhos franceses dedicados a Rennes-Ie-Château:
BERGERE PAS DE TENTATION QUE POUSSIN TENIERS GARDENT LA CLEF PAX DCLXXXI PAR LA CROIX ET CE CHEVAL DE DIEU J'ACHEVE CE DAEMON DE GARDIEN A MIDI POMMES BLEUES.*
* Pastor, nenhuma tentação. Que Poussin, Teniers possuem a chave. Paz DCLXXXI (681). Pela cruz e seu cavalo de Deus, eu completo (ou destruo) este demônio do guardião ao meio-­dia. Maçãs azuis.
Se algumas dessas cifras eram desencorajadoras em sua complexidade, outras eram patentemente, mesmo flagrantemente, óbvias. No segundo pergaminho,  por exemplo, as letras levantadas, quando tomadas em seqüência, formavam uma mensagem coerente:
A DAGOBERT ROI ET A SION EST CE TRESOR ET IL EST LA MORT.*
* A Dagobert rei e a Sion pertencem este tesouro e ele está aqui morto.
Embora esta mensagem deva ter sido compreensível para Saunière, é de se duvidar que ele possa ter decifrado os códigos mais intricados.  Entretanto,  ele percebeu que havia tropeçado em algo importante. Com o consentimento do prefeito da cidade,  levou sua descoberta até seu superior,  o bispo de Carcassonne.  Não se sabe o quanto o bispo entendeu,  mas Saunière foi imediatamente enviado a Paris, despesas pagas pelo bispo, instruído a se apresentar a algumas autoridades eclesiásticas com os pergaminhos.  Entre elas estavam o abade Biel, diretor-geral do Seminário Saint Sulpice, e seu sobrinho Emile Hoffet, que naquele tempo estava aspirando à vida religiosa. Embora ainda estivesse nos seus vinte anos, ele já havia estabelecido uma reputação intelectual impressionante, especialmente em lingüística, criptografia e paleografia. A despeito de sua vocação pastoral, ele era sabidamente envolvido com o pensamento esotérico e mantinha relações cordiais com os vários grupos orientados para o oculto, além de seitas e sociedades secretas que proliferavam  na capital francesa. Estes contatos introduziram Saunière em um círculo cultural ilustre, que incluía figuras literárias como Stéphane Mallarmé e Maurice Maeterlinck, bem como o compositor Claude Debussy.
Durante a permanência em Paris, Saunière passou também algum tempo no Louvre,  o que pode explicar o fato de, antes de sua partida,  haver adquirido reproduções de três pinturas.  Uma delas teria sido um retrato, pintado por um artista não identificado,  do papa Celestino V,  que reinou brevemente no final do século XIII.  Outra teria sido o trabalho de David Teniers,  não se sabe se o pai ou o filho.  O terceiro seria um quadro - talvez o mais famoso  de Nicolas Poussin,  Les Bergers d'Arcadie (Os pastores da Arcádia).
                                      Les Bergers d'Arcadie, de Nicolas Poussin
Ao voltar a Rennes-le-Château,  Saunière completou a restauração da igreja. Teria exumado então um bloco de pedra,  curiosamente esculpido,  datado do século VII ou VIII,  que estaria cobrindo uma câmara funerária na qual esqueletos teriam sido encontrados.  Saunière embarcou também em projetos mais singulares. No jardim da igreja, por exemplo,  havia o sepulcro de Marie,  marquesa de Hautpoul de Blan­chefort,  desenhado e construído pelo abade Antoine Bigou,  predecessor de Saunière,  um século antes, aparentemente autor de dois dos misteriosos pergaminhos.  A inscrição na pedra sepulcral  que incluía vários erros deliberados de soletração e de espaço, era um anagrama perfeito para a mensagem contida nos pergaminhos referindo-se a Poussin e Teniers. Quando as letras eram rearranjadas, formavam a asserção críptica como as de cima. Os erros pareciam ter sido planejados precisamente com este fim.
Sem saber que as inscrições na tumba da marquesa já haviam sido copiadas, Saunière as obliterou, e essa profanação não foi o único comportamento curioso que ele exibiu.  Acompanhado de sua fiel governanta, começou a fazer longas caminhadas pelo campo,  coletando pedras sem nenhum valor ou interesse aparentes. Também embarcou numa troca volumosa de cartas com correspondentes desconhecidos em toda a França, bem como na Alemanha, Suíça, Itália, Áustria e Espanha.  Começou a colecionar pilhas de selos sem valor e efetuou transações suspeitas com vários bancos. Um deles até enviou um representante,  que viajou de Paris a Rennes-le-Château com o único objetivo de tratar de negócios com Saunière.
Só com despesas de correio Saunière estava gastando mais do que seu salário poderia cobrir. E em 1896 ele começou a gastar verdadeiramente,  numa escala surpreendente e sem precedentes. Ao final de sua vida, em 1917, suas despesas haviam atingido o equivalente a vários milhões de dólares.
Uma parte dessa inexplicada riqueza foi empregada em excelentes obras públicas, a construção de uma rodovia moderna até a cidade,  por exemplo e a introdução de facilidades para água corrente.  Outras despesas foram mais quixotescas. Uma torre foi levantada, a Torre Magdala, com vista para a montanha. Uma opulenta casa de campo foi construída, chamada Villa Bethania, que Saunière pessoalmente nunca ocupou. E a igreja não só foi decorada de novo, como o foi de um modo muito bizarro. No pórtico, acima da entrada, a seguinte inscrição foi gravada:
TERRIBILlS EST LOCUS ISTE. *
* Este local é terrível.
No interior, logo na entrada, foi erigida uma estátua horrenda, uma representação do demônio Asmodeus , detentor de segredos, guardião de tesouros escondidos e, segundo antiga lenda judaica, construtor do Templo de Salomão.  Nas paredes da igreja, placas ostensivamente pintadas representavam as estações da Via Sacra. Cada uma delas era caracterizada por alguma estranha inconsistência, algum detalhe inexplicável, algum desvio, flagrante ou sutil, da narrativa oficial das Escrituras.  Na estação VIII, por exemplo, havia uma criança envolta em uma capa escocesa.  Na estação XIV, que retrata o corpo de Jesus sendo levado à tumba, aparecia um fundo de céu noturno, escuro, dominado por uma lua cheia. Como se Saunière estivesse tentando dizer algo. Mas o quê? Que o enterro de Jesus ocorreu após o início da noite, várias horas depois do que diz a Bíblia? Ou que o corpo estaria sendo levado para fora da tumba e não para dentro dela?
Pouco antes de sua morte ele estava,  supostamente, planejando a construção de uma torre como a de BabeI, forrada de livros, de onde pretendia pregar. Seus paroquianos tampouco foram negligenciados. Saunière lhes presenteava com banquetes suntuosos e outras generosidades,  mantendo assim o estilo de vida de um potentado. Em seu remoto e ao mesmo tempo próximo e inacessível ninho de águia,  recebia inúmeros hóspedes ilustres. Talvez o mais augusto visitante do desconhecido padre provinciano tenha sido o arquiduque Johann Von Habsburgo, um primo de Franz Josef, imperador da Áustria. Extratos bancários revelaram depois que Saunière e o arquiduque haviam aberto contas no mesmo dia, e que este último havia transferido para a conta do primeiro uma soma substancial.
No dia 17 de janeiro de 1917, Saunière, então com 65 anos, sofreu um derrame cerebral. A data de 17 de janeiro talvez seja suspeita,  pois também aparecia na tumba da marquesa de Hautpoul de Blanchefort, a tumba que Saunière havia erradicado.  E 17 de janeiro é também a festa de Saint Sulpice, que aparecerá através de todo o nosso estudo.  Foi no seminário de Saint Sulpice que ele confiou seus pergaminhos ao abade Bieil e a Emile Hoffet. O que torna o derrame de Saunière em 17 de janeiro mais suspeito é o fato de, cinco dias antes, em 12 de janeiro, seus paroquianos terem declarado que ele parecia estar gozando de uma saúde invejável para um homem de sua idade. Entretanto, em 12 de janeiro, segundo um recibo autentico, Marie Denarnaud encomendou um caixão para seu mestre.
Quando Saunière estava em seu leito de morte, o padre de uma paróquia vizinha foi chamado para ouvir sua  última confissão e administrar a extrema-unção. O padre chegou e confinou-se no quarto do doente. De acordo com testemunhas oculares,  ele saiu logo depois, visivelmente chocado. Nas palavras de algumas testemunhas, "nunca mais sorriu". Nas palavras de outras, caiu em uma depressão profunda que durou vários meses. Se são afirmações exageradas não sabemos,  mas o padre,  presumivelmente com  base na confissão de Saunière, recusou-se a administrar-lhe o último sacramento.
Depois da morte de seu mestre,  Marie continuou a viver confortavelmente em VilIa Bethania até 1946. Depois da Segunda Guerra Mundial, entretanto, o governo francês recém-instalado estabeleceu uma nova moeda. Como meio de apreender sonegadores de impostos,  colaboradores e especuladores do tempo da guerra, os cidadãos franceses eram obrigados a declarar seus rendimentos quando trocavam francos velhos por  novos. Confrontada com a perspectiva de ser obrigada a dar explicações,  Marie escolheu a pobreza. Foi vista no jardim da mansão, queimando maços de notas de francos velhos.
Durante os sete anos seguintes,  Marie viveu de forma austera,  mantendo-se com o dinheiro obtido da venda de ViIla Bethania. Prometeu  confiar ao comprador, Noel Corbu, antes de morrer,  um segredo que o faria não só rico mas também  poderoso. Em 29 de janeiro de 1953, entretanto,  Marie, como seu mestre antes dela, sofreu um súbito e inesperado derrame cerebral que a deixou prostrada em  seu  leito,  incapaz de falar. Para grande frustração do senhor Corbu, ela morreu logo depois, carregando consigo o segredo.

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